1988 / PORT ELIZABETH / 19 a 21 de Fevereiro

Academias Representadas

Joanesburgo, Cape Town, Durban, Suazilândia, Windhoek, Welkom, Pietermaritzburg, Pretoria, Madeira, East London e Port Elizabeth.

Participantes:
Na Acta não são indicados os nomes dos Compadres, mas apenas os números de presenças por Academia e que foram os seguintes:
Dia 20 e Dia 21
Joanesburgo 25 28
Cape Town 7 7
Durban 12 14
Suazilândia 1 4
Windhoek 4 4
Welkom 10 15
Pretoria 1 1
Madeira 1 1
East London 6 4
Port Elizabeth 3 2


O Compadre Presidente da Academia do Bacalhau de Pietermaritzburg, não pôde estar presente no Congresso por razões profissionais, tendo pedido ao Compadre Presidente de Durban, José Silva, para o representar.

Constituição da Mesa - Foi a seguinte:
John Vieira (Presidente da Academia anfitriã e Presidente do Congresso), Durval Marques (Presidente Honorário das Academias do Bacalhau), Cirino Faria (Presidente da Academia-Mãe de Joanesburgo), Vasco Queiórs (Presidente da Academia de Cape Town), José da Silva (Presidente da Academia de Durban e representante da de Pietermaritzburg), Manuel da Silva (Presidente da Academia da Suazilândia), Manuel Coelho (Presidente da Academia de Windhoek), José Gaspar (Presidente da Academia de Welkom) Estêvao Rosa (Presidente da Academia de Pretoria), Avelino Câmara (representante da Academia da Madeira) e Fernando Alves (Presidente da Academia de East London).

De Realçar:


I)  A informação do Presidcnte da Academia do Bacalhau de Durban de que essa tertúlia tinha decidido distinguir o Compadre José Coutinho como Presidenle Honorário da sua Academia de Durban, como reconhecimento pela assistência que lhe prestou desde a sua fundação.
Foi ainda referido que o Compadre José Coutinho, que passou a viver em Portugal, seria a pessoa mais indicada para averiguar da possibilidade de abertura de uma Academia no Porto ou em Vila Nova de Gaia. O Compadre José Coutinho aceitou essa incumbência.


II) - A indicação do Compadre Durval Marques de que um painel de azulejos de 12 metros de comprimento por 1,30 de largura tinha sido oferecido à cidade de Mossel Bay, em nome das Academias do Bacalhau, como parte das comemorações do V Centenário da chegada de Bartolomeu Dias à costa da África do Sul e que ficou colocado no Museu para onde irá a Caravela São Nicolau. Num dos cantos do painel consta o seguinte:


PRESENTED TO THE CITY OF MOSSEL BAY BY THE ACADEMIAS DO BACALHAU ON BEHALF OF THE PORTUGUESE COMMUNITY


III) - Que a Academia do Bacalhau de Joanesburgo e os Conselheiros Portugueses da mesma cidade, prestaram uma homenagem à Delegação Portuguesa que se deslocou à Africa do SuI para assistir às celebrações do V Centenário da chegada de Bartolomeu Dias.

Decisões tomadas:
1.) A proposta da Academia da Madeira no sentido de que o próximo Congrcsso se realizasse no Funchal teve a seguinte decisão: " Que essa data só poderia ser considerada, depois do Compadre José Coutinho informar sobre a possível data de abertura de uma nova Academia em Portugal e se a Academia que, por rotação, irá realizar o XVIlI Congresso, concordar com a mudança".


2.) A proposta da Suazilândia no sentido de que os Compadres da Academia Mãe e de outras Academias fizessem uma visita à sua tertúlia, a fim de promover união entre duas facçôes dos Compadres locais, mereceu a seguinte decisão: " O maior número possível de Compadres das Academias de Joanesburgo e Durban irão fazer urna visita à Suazilândia num fim de semana a determinar, a fim de se tentar resolver o diferendo".


3.) - Aprovado o novo emblema das Academias.


4). - Aprovado que os aniversários das diferentes Academias sejam celebrados por cada uma delas individualmente e nas datas que entenderem.


5).- Aprovado: "Que a partir do próximo Congresso, a publicação do Guia das Academias seja da responsabilidade da Academia anfitriã. Se por qualquer eventualidade esta tertúlia não conseguir cobrir tal despesa, a Academia-Mãe, se for contactada, poderá ajudar a resolver o problema.


6). Aprovado: "Que, com o objectivo de se acomodar as Academias formadas para além das fronteiras SuI Africanas, os pontos b) e d) dos Princípios e Objectivos das Academias do Bacalhau, sofram as seguintes e ligeiras alterações:
b) - Fomentar, encorajar e desenvolver relações de convívio e amizade entre as Comunidades Portuguesas e os elementos de outras Comunidades Estrangeiras, nomeadamente com vista à defesa do prestígio e born nome de Portugal e dos Portugueses.
d) - Fornentar, encorajar e desenvolver a assistência moral e material entre as Comunidades Portuguesas.


7). Que este XVII Congresso seja denominado como o "Congresso das Marchas".

Presidente do Congresso: Compadre John Vieira (Presidente da Academia de Port Elizabeth).

Próximo Congresso: Decidido que seja realizado em Pietermaritzburg.