1982 / JOANESBURGO / 15 a 17 de Outubro
Academias Representadas
Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Suazilândia, Port Elizabeth e Windhoek.
Participantes:
Participaram neste Congresso os seguintes Compadres:
Durval Marques (Presidenle de Joanesburgo)
J. dos Santos Gomes (Presidente de Cape Town)
Bartolomeu F. de Sousa (Presidente de Durban)
A. M. Leites (Presidente da Suazilândia)
John Vieira (Presidente de Port Elizabeth)
Jose M. Araujo (Presidente de Windhoek)
Alvarino de Mendonça, Giorgio Pagan, Jose F. T. Coutinho, Filipe M. Marques, Armando Pissarra, Honório Gomes Roberto, J. Pinto Fernandes, Fernando Botelho, Orlando F. Almeida, Augusto Cacho, J. Paulo dos Santos, A. Lopes Praça, A. O. Gonçalves, António Martins, Manuel Coelho, Manuel de Castro, F. Nicolau, Eduardo M. de Freitas, J. F. P. de Almeida, A. L. Pimenta, A L Machado, M. Vieira, J. Soares, F. Rodrigues, Mário Ferreira Mendes, J. R. Ferreira, Carlos L. S. Ferreira,
Crispim Coutinho, Henrique T. Perdigão, J. Matos Coelho, Joe Quintal, Rudy Gallego, António Pereira Vendeiro, F, Guterres e J.B. de Coito.
Nota: Na acta não se agruparam os Compadres presentes por Academias, pelo que se apresentam os seus nomes como constam nessa acta.
Decisões tomadas:
1. Aprovada por unanimidade e aclamação a seguinte proposta: " Secundar calorosamente a iniciativa que o Compadre John Vieira venha a desenvolver no sentido de que as Comemorações do V Centenário da chegada de Bartolomeu Dias à Àfrica do Sul acendam o brilho e exaltação patriótica que tais celebrações devem merecer a todos os portugueses.
Com este objectivo, este Congresso reafirma o seu incondicional apoio a essas celebrações, como de resto havia já sido aprovado em Windhoek, designando como seu representanle para todos os assuntos relacionados com as celebrações, o Compadre John Vieira, a quem asseguram a total colaboração das diferentes Academias do Bacalhau.
2. Aprovado por unanimidade; " Que o Congresso a realizar em 1988 tenha lugar em Port Elizabeth, para coincidir com as Celebrações referidas em 1."
3. Aprovada por unanimidade a seguinte proposta: "Que, com a devida antecedência para permitir a anexação da !ista de Compadres à acta do 11° Congresso, todas as Academias mandem para a Academia de Joanesburgo uma lista dos Compadres com os nomes, moradas e números de telefones de cada urn, indicando-se também os dias e locais onde regularmente se efectuam os almoços ou jantares.
4. Aprovado por unanimidade: "Que a Sociedade Portuguesa de Beneficência apresente ao Congresso urn memorial em que constem as verbas despendidas nas diversas formas de assistência: hospitalar, operações cirúrgicas, donativos, etc."
5. Aprovado por unanimidade: «Que todas as Academias, na medida dos possíveis, apoiem materialmente a Sociedade Portuguesa de Beneficência, para que esta possa levar a cabo as suas actividades de bem fazer.
6. Aprovado por unanimidade e aclamação: "Que o 11° Congresso fosse denominado como o da Solidariedade."
7. Aprovado por maioria e aclamação: "Que as futuras actas dos Congressos das Academias sejam o mais sucintas possível, registando as decisões tomadas e limitando interferêneias pessoais."
8. Aprovado que o XII Congresso se realizará em Cape Town, em data a ser oportunamenle fixada..
Presidente do Congresso: Durval Marques (Presidente da Academia Mãe).
Secretários (Relatores): J. Matos Coelho e C. Coutinho.
Próximo Congresso: Decidido que seja realizado na Cidade do Cabo.
